Início Pedagógico Encomendas Pra você... Fiquem ligadinhos em nossas promoções... Entre em contato e faça seu orçamento sem compromisso.... Image Map

sexta-feira, julho 05, 2013


Primeiro dia como professor? Calma e planejamento são fundamentais.

0
Fazendo uma pesquisa em meus materiais e em minha anotações, encontrei esta que achei de extrema valia, onde vemos que é normal ter ansiedade e por que não dizer um pouquinho de medo???



Não se assuntem quando digo medo. Não é uma palavra tão ruim como se parece.

Segundo o dicionário Michaelis a palavra medo tem os seguintes significados: (ê) sm (lat metu) 1 Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror. 2 Apreensão. 3 Receio de ofender, de causar algum mal, de ser desagradável. sm pl. Gestos ou visagens que causam susto.

Eu particularmente gosto da parte em que diz "receio de ofender, de causar algum mal, de ser desagradável ", pois com isso faremos da melhor forma possível, sempre procurando se precaver, concordam?

Pois bem, para aliviarmos um pouquinho essa tensão e angústia, creio ser interessante uma análise da turma em que irá atuar, como: idade, região em que moram, no caso de crianças o histórico de desenvolvimento (pelo menos das crianças que já estudaram na escola), além da flexibilidade caso tenham em mente trabalhar com projetos que em certas ocasiões precisaram de um tempo maior na escola.



No primeiro dia de aula, lembro me bem de minha primeira turminha rs, é legal levá-los para um lugar agradável para se conhecerem, falarem um pouco de suas expectativas, etc. Porém não pensem que é somente com crianças não, com jovens e adultos também podemos fazer essas atividade, e quer que eu te conte um segredinho, então chega mais pertinho.... Os jovens e adultos simplismente ADORAM rsrsr, e isso faz com que você se descontraia também, sendo mais próximo deles.

Nessa conversa é interessante que você faça anotações ( se tem boa memória, memorize), com o que mais gostam, hobbies, matérias, sonhos, músicas... etc, pois daí você consegue fazer o planejamento das aulas e agrada à todos!

Em relação ao que será aplicado durante o ano (formas de avaliação, tarefas, trabalhos dentre outros), deixe para o segundo dia. Faça com que o primeiro dia fique marcado na cabecinha de cada um deles.

Viu como pode ser divertido rsrsr...

Bom é isso....

Um beijão no coração de cada um.

Alguns dados foram retirados da Revista Nova escola, dezembro de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo recadinho e visita.

Beijos no coração